25.10.11

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Título: Jogos Vorazes ( The Hunger Games)
Autor(a):Suzanne Collins
ISBN: 9788579800245
Editora: Rocco
Páginas: 397
Classificação: 5/5

Jogos Vorazes foi lançado no Brasil em meados do ano passado, e desde então eu ouvi falar maravilhas dele na maioria dos blogs sobre livros que lia. Fiquei muito curiosa para ler e ver se o que diziam era realmente verdade.
Apesar de no inicio ter achado a leitura meio chatinha – não sei exatamente porque, mas a narração da Suzanne me lembrava “A Hospedeira”, o pior livro que eu já tentei terminar de ler em toda a minha vida – eu logo mudei de idéia e o li vorazmente (#fail), em apenas um dia, porque gente, ele é realmente M U I T O BOM!

Imagine a América do Norte, num futuro bem distante, transformada em um país arruinado chamado Panem. Este país é dividido em doze distritos que são comandados pela Capital. Como forma de punição por uma revolta ocorrida no passado, e de demonstrar seu poder sobre o resto carente do país, a Capital determinou que os distritos deveriam sortear todos os anos dois adolescentes (um menino e uma menina) para participarem dos Jogos Vorazes. Katniss Everdeen é a representante do Distrito 12 e participará 74ª edição dos Jogos.

Os Jogos funcionam da seguinte forma: Os participantes são colocados em uma arena, após uma longa cerimônia onde todos são exibidos para todo o país como se fossem apenas brinquedinhos da Capital. Nesta arena eles devem lutar pela sua sobrevivência, cada um por si. De lá só sairá um vencedor.

Suzanne consegue narrar a história de maneira absurdamente cruel e agonizante, não somente pelo fato de descrever atos violentos, mas sim, por conseguir nos passar todo o sofrimento de Katniss e dos outros participantes dos jogos. Para completar, Peeta, o outro representante do Distrito 12, diz-se apaixonado por Katniss (e aí fica a dúvida sobre o que ele pretendia com isso). Mas esse romance é impossível dar certo, afinal, apenas uma pessoa poderá sair viva da arena, não é mesmo? É aí que vem a Suzanne dando uma de esperta (ninguém sacou que ela decidiu mudar a história do nada), na minha opinião, esse foi o único ponto ‘negativo’ do livro.

Muita gente acaba confundindo o verdadeiro tema do livro. Passam a acreditar que fala sobre um romance, um amor impossível. Mas, antes disso, o livro fala sobre guerra, miséria, sofrimento e luta de uma nação pela liberdade.

Katniss é uma menina forte e determinada e, se ela foi parar nesses jogos, foi principalmente por amor a sua família. Desde cedo ela teve que cuidar da casa e ajudar sua mãe a criar sua irmã, todas as habilidades que ela mostra na arena ela já possuía, não foi uma coisa que aconteceu do nada, sem explicações, como ocorre em alguns livros, o que a tornou uma das minhas personagens favoritas.

Se você ainda não leu, está esperando mais o que? Jogos Vorazes está classificado como leitura obrigatória.

P.S.: Se vocêa já viu essa resenha no blog Mulher Gosta de Falar não me acusem de plágio, pois fui eu mesma quem a escreveu a pedido da minha amiga e dona do blog, Luana.

3 comentários:

Glaucea Vaccari disse...

Eu sou louca pra ler esse livro.
Até hoje não vi um comentário negativo sobre ele e cada vez que leio uma resenha fico com mais vontade de ler. Espero poder ler em breve.
Bjo

Bih Lima disse...

*-* JV é tudo e muitoooo mais!
Acho que quase todo mundo que lê se apaixona!
Ótima resenha!
Beijosss
Bianca,
Book Mania
http://bookmaniablog.blogspot.com/

Daniela Tiemi disse...

Amo esta trilogia! =0)
Bjo.

www.livrosfilmesemusicas.com.br/

Postar um comentário