29.10.11

A Menina que Não Sabia Ler - John Harding


Título: A Menina que Não Sabia Ler (Florence and Giles)
Autor(a): John Harding
ISBN: 9788562936111
Editora:
Leya Brasil
Páginas: 282
Classificação: 4/5
 

A Menina que Não Sabia Ler chamou minha atenção inicialmente pela capa, que eu achei bem interessante, e pelo título também. Algo nesse livro me lembrava "A Menina que Roubava Livros" (mas depois percebi que não tem nada a ver) e "Desventuras em Série" (que na verdade só se assemelha por Florence e Giles serem órfãos e morarem na casa do tio).
 
Em A Menina que Não Sabia Ler conhecemos a história de Florence, uma menina de 12 anos, e seu meio-irmão Giles, de 8 anos, que vão morar na casa de um tio, desconhecido, quando seus pais morrem. O tio de Florence é completamente contra a educação de mulheres. Por isso, Florence nunca revela ter encontrado a biblioteca em sua casa e aprendido a ler, divide esse segredo apenas com Giles. A biblioteca logo se torna o lugar preferido de Florence, e um de seus melhores esconderijos.
 
 
A vida de Florence e Giles caminha muito bem até a chegada de uma misteriosa preceptora. Esse se torna o grande mistério da história, e o que (na minha opinião) a deixou mais interessante. Quem é realmente essa Srta. Taylor? De onde ela veio? O que ela quer? Será que tudo de estranho que acontecia não era apenas fruto da imaginação fértil de Florence? O próprio livro, ao longo da estória, nos apresenta várias pistas que, como peças de um quebra-cabeça, vão se encaixando para que consigamos responder essas perguntas - o que não me fez ficar surpresa com o final, já que eu já havia descoberto quem era a Srta. Taylor.

O livro tem uma linguagem bem simples... É gostoso de ler, com alguns mistérios que acabam nos deixando curiosos. Porém, não achei que o título em português tivesse muito a ver com a história. Pelo menos não é o fato mais importante, pois Florence só conta nas primeiras páginas que não sabia ler e que seu tio não queria que ela aprendesse, ela não fala como aprendeu e nem em quanto tempo. Apesar de ser mais 'sem graça', o título original (Florence and Giles) faz mais sentido, pois a história é sobre os irmãos e a sua relação.

Quando quiserem ler algo leve, mas com alguns mistérios, leiam A Menina Que Não Sabia Ler.

2 comentários:

Unknown disse...

Quero ler esse livro, o mistério presente na história me intriga!
Não sabia qual era o título em inglês, mas realmente é bem mais pertinente com a história! ^^
Pretendo lê-lo em breve!

Beijos!
Aliás, preciso comentar, o seu blog é super fofo! :)

Luana Feres disse...

Eu sempre penso em A menina que roubava livros quando vejo esse livro, não sei porque diabos. Eu gosto dessa capa, é muito fofa. Mamãe quase compra ele outro dia, vou ver se insisto. Teu layout tá muito fofo. :)

Postar um comentário