18.11.11

Os 10 livros que eu salvaria de um incêndio


Bem, eu vi um post parecido com esse em um blog há algum tempinho (acho que foi no Literalmente Falando) e agora eu decidi fazer um aqui com a minha lista. A diferença é que lá estava “Os 5 livros...” e aqui são 10. Eu até tentei pensar nos 5, só que só em pensar em ter que me desfazer de um que eu adore, dá vontade de chorar.
Então, vamos lá!!



01-As Brumas de Avalon 1 (A Senhora da Magia) – Marion Zimmer Bradley
Bem, esse é o primeiro livro da série que eu mais gostei na vida. Essa série é muito importante para mim e se eu só pudesse escolher um único livro para salvar, sem dúvidas, seria esse! Eu nunca postei resenha aqui, até já tentei fazer, mas não consegui, pois é impossível expressar o quanto eu o amo e tudo que senti ao lê-lo. Eu nunca amei tanto uma personagem (Morgana), nunca odiei tanto uma personagem (Gwenhwyfar /Guinevere). Nunca senti tanta raiva, carinho e nunca me emocionei tanto ao ler uma história. Para vocês terem uma idéia do quanto eu amo essa série, no terceiro livro eu já estava chorando porque só faltava mais um. Quando terminei o último estava de noite e eu fui dormir chorando.
P.S.: tenho ódio mortal de quem chama Morgana de bruxa. É mesmo difícil entender a diferença entre sacerdotisa e bruxa?

02-Orgulho e Preconceito – Jane Austen (Resenha)
Como eu poderia deixar meu Mr. Darcy e minha querida Eliza Bennet ardendo no fogo?... Eu amo, amo, amo esse livro tanto o quanto Darcy amava Elizabeth. O amo tanto que tenho o livro em Português, ainda ganhei uma versão de colecionador em Inglês e tenho o DVD (ele estaria na lista dos 10 DVDs que eu salvaria de um incêndio).

03-A Mulher do Viajante no tempo – Audrey Niffenegger (Resenha)
Esse livro é lindo! Uma das histórias de amor mais bonitas e originais que já vi. Um livro que me deixou encantada. Clare e Henry, aqueles lindos... 

04-Madame Bovary – Gustave Flaubert
Li esse livro ao final do ano passado. E eu falo tanto dele a ponto de encher o saco das pessoas. Emma Bovary é uma personagem Quixotesca (um agradecimento ao meu professor de Literatura por enriquecer o meu vocabulário haha) por querer viver uma vida igual às vidas das personagens dos romances que lia. Uma hora eu a amava, outrora eu a odiava... Porque, meus amigos, se há um adjetivo que podemos atribuir à Emma Bovary ele é “BURRA”! No entanto, a história é muito boa e os personagens bem construídos.

05-A menina que Roubava Livros – Markus Suzak
Eu demorei MUUUUUUUUITO tempo para ler esse livro. Lia e parava. Lia e parava. Lia e parava. Foi o livro que mais demorei a ler. Isso não significa que ele é um livro ruim. Pelo contrário, eu o AMEI. E esse foi um dos livros que mais me fez chorar e que mais me ensinou coisas. As 200 últimas páginas eu li em menos de dois dias, chorando e chorando. Acho que todos deveriam ler esse livro!

06-Jogos Vorazes – Suzanne Collins (Resenha)
Bem, esse é o primeiro da trilogia e por isso eu o salvaria (apesar de achar que gostei mais de Em Chamas). É um dos meus livros favoritos (como todos dessa lista) e eu não viveria sem ele, sem meu Peeta. 

07-Divã – Martha Medeiros
Esse é o melhor livro brasileiro que já li. Foi o primeiro livro que li da Martha e eu a adoro. É muito bem escrito, divertido. A Mercedes é uma ótima personagem, é cativante. E eu não poderia deixar de salvá-lo.

08-A Bússola de Ouro – Philip Pullman
É o primeiro da trilogia fronteiras do universo, e o melhor (na minha opinião). É mais do que uma simples estorinha para fazer criança se distrair com bichinhos que falam. Tem toda uma filosofia por trás do livro que até hoje eu não fui capaz de compreender completamente (triste, porém, verdade). Eu ainda não terminei o terceiro livro, mas o terminarei logo logo. Amo a Marisa Coulter, ela é minha musa inspiradora (gosto de personagens mau caráter... haha).

09-Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling
Estou seguindo uma ‘regra’ em salvar os primeiros livros, perceberam né? Eu estou adorando os livros da série. Ainda não terminei, pois só comecei a ler esse ano, após ter visto todos os filmes. Não sei porque não li antes... :/

10-Um Dia – David Nicholls
Ainda não terminei de ler o livro. Estou enrolando há bastante tempo, mas ele é maravilhoso. Não sei por que eu enrolo tanto em alguns livros, mesmo quando os adoro. A história é linda, emocionante. Dex e Em são perfeitos. Esse livro me lembra por algum motivo “A Mulher do Viajante no Tempo”, não me pergunte o porquê. E eu prometo que terminarei logo, logo, logo.

Eu queria salvar tantos livros. Se já foi difícil fazer uma lista com os 10, imagina se fossem só 5?...

E vocês, quais livros salvariam de um incêndio?

10 comentários:

Fabíola disse...

Para mim faltaram As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, Laços de Família, de Clarice Lispector e a trilogia O Legado de Maria Madalena, de Kathleen MacGowan. Mas é questão de gosto :B

Carolina Mello disse...

Eu não li nenhum dos três, neam...

Unknown disse...

Carol, eu amei demais esse post, sério! Mas realmente não consigo pensar assim de supetão apenas 10 livros que salvaria, só de cabeça me vem pelo menos uns 20 rsrs Teria que meditar um pouco para te responder essa pergunta e mesmo assim acho que não sairia satisfeita, como se tivesse algo faltando sabe?

Mas gostei bastante das suas escolhas. Apesar de ter gostado do primeiro das Brumas de Avalon, nem de longe sinto todo esse amo que você sente pelo livro mas sei bem como é. O problema desse livro é que eu senti raiva de todas as personagens e logo a Morgana que era a que eu menos sentia raiva, só se deu mal o livro todo, aí me revoltei e criei essa antipatia, mas ainda vou ler os outros para ver se mudo de opinião rs Porém reconheço que é um livro muito bom e bem escrito.

Concordo com você em relação ao Menina Que Roubava Livros! Nossa, é um livro único e também chorei rios de lágrimas, quase não conseguia terminar de tanto soluçar hehehe

Orgulho e Preconceito, é sem comentários, grande clássico da literatura universal e maravilhoso!

Estou louca para ler outros que você citou, como Um Dia, Jogos Vorazes e Madame Bovary! Minha irmã leu Bovary e disse que você sente raiva da maioria dos personagens mas mesmo assim quero ler rs

Beijos! Gostei mesmo do post! =)

Luks Vieira disse...

Amei a lista, mas acredito que daria prioridade ao livro de: Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling, pois após o incêndio com certeza precisaria de uma leitura que me levasse para bem longe da realidade..rs.

Daniela Tiemi disse...

Muito difícil escolher SÓ 10 livros... Acho q salvaria os da Jane Austen (suas 6 obras) e Norte e Sul, O morro dos ventos univantes, Jane Eyre e As moradoras de Wildfell Hall... São alguns dos meus favoritos...
rs

Bjo
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Bruno disse...

Também acho Divã ótimo e foi o primeiro trabalho que li da Martha - eu e ela temos varias coisas em comum: somos do rio grande do sul e nossos sobrenomes são Medeiros e gostamos de ler, acho que somos parentes mas nenhum de nós tem certeza, haha.
Acho que teu post vai ser copiado, com devidos créditos, é claro. Mas ainda não tem ideia de quais livros salvar!

Também achei No fundo do amor um nome péssimo, também não gosto de GG (até mesmo porque o livro tem tanto luxo que o livro sai por preço de ouro...) e eu acho que tu não deve ler Fallen! ;)

Abraços!

Lendo & Comentando disse...

Oi Carol!

Dos livros que você salvaria eu só li 3! "Um dia", "Harry Potter" e "Jogos Vorazes"! Tentei pensar aqui em quais livros eu salvaria, mas não consegui me decidir! hahahaah, gente, como é difícil! x_x Mas uma coisa é certa... HP e Jogos Vorazes também estariam na minha lista! "Um Dia" eu também colocaria, mas eu teria que ver o outros, pra quem sabe ter lugar pra ele.
Nossa, espero NUNCA ter que decidir isso realmente um dia, salvar só 10 livros em um incêndio. Eu acho que a indecisão seria tanta que eu acabaria morrendo queimada lá... escolhendo! o_O *batenamadeira* rs.

Beijocas!
Amanda
^_^

Luara Cardoso disse...

Adorei a sua lista! Provavelmente também salvaria todos eles. Mas aí eu fico em dúvida e quero salvar outros... AAAH! Que dúvida!

Enfim, acabei de conhecer o blog, adorei! Estou seguindo. :)

Um beijo,
Luara - @luuara
http://estantevertical.blogspot.com/

Unknown disse...

Adorei a lista, realmente é muito pouco, não da pra carregar a estante nas costas não? SUAHSUA

Eu também salvaria JV, a menina que roubava livros e Harry Potter mas seria O prisioneiro de Azkaban que é meu preferido *-* E A hospedeira e A guerra dos tronos com certeza! Chega, se não vou fazer uma lista enooooooorme SHAUSH

Beijos, Bi
http://behindenemyline8.blogspot.com/

Livreiro Maluco disse...

Ameia a lista e a ideia do post. Então fique sabendo que em algum tempo também farei um post parecido lá no blog! xD
E é por isso que não vou colocar os meus 10 aqui. Mas já digo que dois da sua lista já estão na minha! São Harry Potter e a Pedra Filosofal e Jogos Vorazes!
Abraços,

O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/

Postar um comentário