12.1.12

O Pacto - Jodi Picoult



Título: O Pacto
Autor(a): Jodi Picoult
ISBN: 9788576652762
Editora: Planeta
Páginas: 397
Classificação 5/5.

Um romance arrebatador, que hipnotiza o leitor da primeira à última página. A consagrada Jodi Picoult narra a história do casal Emily Gold e Chris Harte, que se conhecia desde o primeiro dia de vida. A amizade das duas famílias parecia ser das coisas mais sólidas do mundo. Ninguém se surpreendeu quando os dois começaram a namorar. Pareciam ter nascido um para o outro. Mas tudo desmoronou numa madrugada, quando Emily morreu com um tiro na cabeça bem ao lado de Chris, encontrado desmaiado pela polícia. Assassinato? O menino garante que havia um pacto de suicídio entre ele e a namorada. Ambos deveriam ter morrido naquela noite. Alguém falhou. Onde está a verdade?


Emily Gold e Christopher Harte são inseparáveis, assim como suas famílias. Desde que se conheceram, ou seja, desde que nasceram, eles construíram uma relação de amor e amizade muito forte. Os dois eram tão ligados que quando crianças, um caía e o outro chorava de dor. Um foi o primeiro amor do outro e, no caso de Emily, também o último.

Entretanto, tudo muda quando Emily é encontrada morta e ao lado dela está Chris, desmaiado. Assassinato ou suicídio? A hipótese de que Chris possa ter matado Emily destrói as famílias de ambos e acaba com a amizade existente entre os Gold e os Harte.

Em O Pacto, Jodi Picoult narra uma estória extremamente instigante, que nos prende completamente ao livro. Os capítulos alternam entre "Antes", contando a história dos Gold e Harte antes da tragédia, e "Agora", que nos mostra o que aconteceu após a morte de Emily. Ao longo da leitura milhares de perguntas se formam em nossas cabeças, e nós ansiamos pelas respostas. As cenas são extremamente bem elaboradas, de forma que não achamos nada desnecessário. Tudo contribui para que nós não tenhamos certeza – podemos até desconfiar, mas não, ter certeza – do que realmente aconteceu, para que o fim não seja previsível.


O final do livro é emocionante, as cenas do julgamento de Chris me fizeram vibrar - e até interpretar hehe, mas isso não vem ao caso. O sofrimento de todos os personagens, cada um a seu modo, mexeu muito comigo e deixou meus olhos cheios de lágrimas. Sofri por Emily e, principalmente, por Chris. Como eu falei, ele foi o único amor dela, mas também acho difícil alguém amar, como Chris amou Emily, duas vezes.

Eu comprei o livro graças à indicação de um vendedor da livraria, mas não estava muito interessada nele. Passei anos olhando-o na prateleira e sempre pegando outro para ler em seu lugar. Até que em Abril de 2010 eu decidi lê-lo. O engraçado é que SEMPRE que eu deixo algum livro de lado, ele vem e me surpreende. Eu não esperava muita coisa de O Pacto, daí ele se torna um dos meus favoritos.
Dá uma chance a ele, vai!

4 comentários:

Luana Feres disse...

Oh, Carolzita, foi por sua causa que eu comprei esse livro que entrou pra lista dos meus favoritos e espero que todos que leiam essa resenha deem uma chance para ele como eu fiz, por indicação sua! Ele é realmente muito bom e espero suas resenhas do outro livro da Jodi. :)

Beijos

Michelle disse...

Oi Carol!
Amei sua resenha, realmente fiquei com vontade de ler o livro!
A Jodi é uma autora que todos vemos que sempre conquista os leitores com suas estórias nada previsíveis e emocionantes.
Eu ainda não li nenhum, mas quero bastante, ia ler A guardiã da minha irmã, mas vi o filme, perdeu um pouco da graça, acho que vou ler esse quando tiver oportunidade, adorei o tema!
O seu blog é lindo. ^^
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Leitura entre amigas disse...

Oii Carolina!!
Nossa depois dessa sinopse e da sua resenha, confesso que o livro me interessou, parece ser daqueles livros inesqueciveis e emocionante! *-*
Beijos!!

Elidiane - Leitura entre amigas

Nathália Risso disse...

Oi Carol!
Amei sua resenha, ficou ótima!
Já conhecia o livro e tinha muita vontade de ler, mas pelo preço ser um pouco alto, ainda não tive a oportunidade de comprá-lo!
Mas sua resenha despertou aquele sentimento de "preciso ler logo esse livro"!
Jodi escreve maravilhosamente bem, e a história me parece ser belíssima!
Quero ler em breve :D
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo, passa lá!
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

Postar um comentário